Livros

 

Nesta seção estão disponíveis trabalhos de caráter acadêmico – de autoria de pesquisadores que se dedicaram a questões centrais para os povos indígenas e a compreensão da política indigenista e técnico, resultantes de projetos e atividades desenvolvidos junto às comunidades indígenas.

 

 

 

 

capaA aquisição da escrita e diversidade cultural - a prática dos professores Xerente

Esta obra, publicada em 2002, aborda a atuação dos professores indígenas e as soluções encontradas pelos mesmos para lidar com as dificuldades cotidianas. Esta leitura permite perceber que a escola, nas comunidades indígenas, tem um papel fundamental, que é o de promover a valorização das línguas indígenas, num contexto em que tendem a perder espaço para a língua portuguesa. Susana Martelletti, a autora, realizou sua pesquisa entre o povo Xerente, localizado no Tocantins, apresentando a situação dos professores indígenas numa realidade de educação escolar bilíngue.

 

 

 

capaA situação sociolingüística dos Karajá de Santa Isabel do Morro e Fontoura

O livro é um estudo sobre os Karajá e as duas línguas em uso em sua sociedade, o Karajá e o Português. Maria do Socorro Pimentel da Silva, a autora, que publicou sua obra em 2001, entrevistou vários índios, buscando conhecer a situação sociolingüística das comunidades Karajá de Santa Isabel do Morro e Fontoura, localizadas na Ilha do Bananal, Tocantins. Analisou, também, a linguagem escrita utilizada por esse povo, desejando, através desse estudo, contribuir para a melhoria da educação escolar dessas aldeias. 

 

 

 

capa

Abelhas nativas brasileiras: conservação ambiental

Material publicado em 2002, produzido com a participação de indigenistas, profissionais em educação e indígenas do povo Krahô, com o objetivo de contribuir para o trabalho de professores, agentes de saúde e agroflorestais, assim como todos os povos indígenas que buscam viver melhor, valorizando os recursos naturais. As ilustrações apresentadas foram feitas por índios Krahô da escola aldeia Cachoeira e da Escola Agroambiental Catxêkwyj, localizadas na Terra Indígena Krahô, no estado de Tocantins.

 

 

 

capa

Aldeamento do Carretão segundo os seus herdeiros Tapuios

“Neste volume Rita Heloisa de Almeida reúne as entrevistas que gravou no começo dos anos oitenta com os tapuios do Carretão e também com seus opositores, fazendeiros e posseiros que se arvoravam em proprietários de suas terras. Como servidora da Funai, Rita Heloisa assim dava início às providências reivindicadas pelos tapuios para garantir o direito a pelo menos parte das terras que desde o século XVIII eram reconhecidas como suas.” (Julio Cesar Mellati).

 

 

 

 

capaLinhas Telegráficas e integração dos povos indígenas: as estratégias políticas de Rondon (1889-1930)

“Este livro do Prof. Elias Bigio traz contribuições fundamentais e desbrava caminhos (...). Ao fazê-lo, considera de modo pleno o significado da presença e do trabalho indígena, desconsiderado, mas implícito, em quase tudo que redundou no Brasil contemporâneo, em especial no Centro-Oeste e na Amazônia.” (Antonio Carlos de Souza Lima - Departamento de Antropologia do Museu Nacional).

 

 

   

capa

O índio na literatura infanto-juvenil no Brasil

Publicado em 2003, este catálogo foi organizado por Cleide de Albuquerque Moreira e Hilda Carla Barbosa, que, motivadas pela dimensão e importância da literatura, bem como pela necessidade de incorporar um acervo destinado ao publico infanto-juvenil, uniram esforços no sentido de elaborar uma obra de referência sobre literatura infanto-juvenil centrado na temática indígena. 

 

 

 

 

 


 

 

 

CAPAOs índios e a ordem imperial

“Carlos de Araújo Moreira Neto, em monumental tese de doutoramento, A Política Indigenista Brasileira durante o Século XIX, mostrou exaustivamente que os índios são realmente os grandes vencidos e derrotados da História do Brasil.(...)  Só uma visão conjunta da política colonial indigenista portuguesa e da política imperial e republicana poderá bem avaliar as causas e as responsabilidades, ao longo da história, do extermínio da população nativa, do despojamento dos índios de suas terras e direitos.” José Honório Rodrigues - Jornal do Brasil.

 

 

capaPolítica Indigenista Leste e Nordeste Brasileiros

Organizada pelo sociólogo Marco Antônio do Espírito Santo e publicada em dezembro de 2000. Trata-se de uma coletânea de estudos produzidos por diversos especialistas, enfocando, em sua maioria, os casos considerados exemplares debatidos durante o workshop “Política Indigenista para o Leste e Nordeste Brasileiros” promovido pela Funai em 1997. O objetivo deste evento foi repensar a prática indigenista do governo e de outras instituições que atuam nas regiões Leste e Nordeste, tomando como referencial os casos considerados exemplares. 

 

 

capaQuestões de Educação Escolar Indígena: da formação ao projeto de escola

Publicado em 2001 e organizado por Juracilda Veiga e Andrés Salanova. A obra reúne textos apresentados no III Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas e é produto de uma parceria da Funai com o Núcleo de Cultura e Educação Indígena da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, que teve como pontos focais a autonomia das comunidades indígenas na definição de seu processo de aquisição da escrita, a importância da formação de educadores (...) e a relação do ensino escolar bilíngüe com a definição de uma política lingüística de cada sociedade indígena. 

 

  

 

CAPA-Conferencia-NacionalConferência Nacional dos Povos Indígenas

O Documento Final, resultado do amplo debate e das deliberações das lideranças indígenas que participaram da CONFERÊNCIA NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS, apresenta-se como o mais importante documento de expressividade coletiva indígena que aconteceu na história do Brasil, demonstrando a vontade democrática do Governo e o caminhar para a autonomia e para a participação indígena na vida política brasileira." Mércio P. Gomes Presidente da FUNAI

 

 

 

 

 

Capa-legis4Coletânea da Legislação Indigenista Brasileira

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