Língua Guarani terá dicionário no Mato Grosso do Sul

dicio   b edA 1ª Oficina para a produção de Dicionário Cultural Básico Guarani-Português/Português-Guarani recebeu apoio da Funai por meio da Coordenação Regional de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Com orientação da professora de História Indígena, Graciela Chamorro, a pesquisa sobre o vocabulário linguístico das etnias Guarani e Kaiowá conta com 19 colaboradores indígenas.

 

Nos dias 28 e 29 de dezembro, os participantes da oficina realizaram uma pesquisa de expressões da linguagem usual das etnias e seus significados em português. Além de catalogar termos utilizados pelos indígenas, o dicionário deverá reunir histórias, usos e costumes dos povos Guarani e Kaiowá. A Funai apoiou a realização da Oficina com auxílio financeiro para suprir despesas de alimentação e hospedagem dos indígenas. A realização da série de Oficinas também recebe o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A Organização das Nações Unidas declarou 2019 o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Durante o período, a Funai participou de diversos eventos interinstitucionais, amparados nas competências regimentais da Coordenação Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), ratificadas no Programa de Proteção e Promoção dos Direitos Indígenas do Plano Plurianual 2016 - 2019.


Assessoria de Comunicação Social / Funai

com informações da Coordenação Regional Dourados

Destaques

class=Cinco comunidades indígenas dos Povos Paumari e Apurinã participaram da 5ª edição do Projeto de Ampliação do Vocabulário Através do Diálogo para Fortalecer a Língua Paumari (Vara Akhanina Vani Aabono Anadanova Ariathi...

class=Em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), a Funai planeja ações para acolhimento das famílias indígenas que anualmente se deslocam para Atalaia do Norte (AM). O intuito é criar uma força-tarefa junto aos órgãos públicos locais para que essas pessoas não fiquem em situação de vulnerabilidade no porto da cidade.

 

class=

Em busca de alternativas de geração de renda para as terras indígenas Bacurizinho, Arariboia e Cana Brava, no Maranhão, o cacique Raimundo Guajajara, presidente da Cooperativa Kopyhar, esteve na sede da Funai, em Brasília,...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05