Presidência da Funai visita região de Dourados (MS) e inicia diálogo para resolução de conflitos

guarani a edO presidente em exercício da Funai, Alcir Amaral Teixeira, acompanhado do ouvidor da Fundação, Ricardo Almeida Pinto, se reuniu com lideranças indígenas e produtores rurais na região de Dourados (MS), entre os dias 5 e 6, para buscar a resolução dos recentes conflitos nas etnias Guarani e Kaiowá. Faz parte da nova gestão da Funai adotar estratégias de ouvir diretamente as demandas das comunidades indígenas, sem intermediários.


"Ao atuar dentro da legalidade judicial tendo o diálogo como base de ação, a Funai procura estabelecer o entendimento entre as partes envolvidas. Se necessário, solicitamos apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mobilizando a Força Nacional para garantir a paz social nas aldeias e a integridade de nossos servidores", afirmou o presidente em exercício da Fundação, Alcir Amaral Teixeira. Durante os três dias de visita ao Mato Grosso do Sul, a comitiva da presidência da Funai também se reuniu com coordenadores regionais responsáveis pelo atendimento às demandas indígenas da região.



Assessoria de Comunicação Social / Funai

Destaques

class=Cinco comunidades indígenas dos Povos Paumari e Apurinã participaram da 5ª edição do Projeto de Ampliação do Vocabulário Através do Diálogo para Fortalecer a Língua Paumari (Vara Akhanina Vani Aabono Anadanova Ariathi...

class=Em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), a Funai planeja ações para acolhimento das famílias indígenas que anualmente se deslocam para Atalaia do Norte (AM). O intuito é criar uma força-tarefa junto aos órgãos públicos locais para que essas pessoas não fiquem em situação de vulnerabilidade no porto da cidade.

 

class=

Em busca de alternativas de geração de renda para as terras indígenas Bacurizinho, Arariboia e Cana Brava, no Maranhão, o cacique Raimundo Guajajara, presidente da Cooperativa Kopyhar, esteve na sede da Funai, em Brasília,...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05