Indígenas do Sul da Bahia dão as boas-vindas ao Presidente da Funai

PataxoHaHaHaePresidenteFunaiMarceloXavier-Foto MarioVilela-Funai-2Indígenas do Povo Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá vieram dar as boas-vindas ao Presidente da Funai, Marcelo Xavier, na manhã desta terça-feira (13), na Sede da Funai, em Brasília. Com muita dança, como é típico dos povos do Nordeste, os mais de 80 indígenas foram recebidos na entrada do prédio da Fundação por Xavier. "A sua vinda aqui mostra o compromisso que você vai ter com os povos indígenas do Brasil", afirmou o Cacique Zeca Pataxó.

 

PataxoHaHaHaePresidenteFunaiMarceloXavier-Foto MarioVilela-Funai-32Dentre as demandas apresentadas pelos povos, está o fortalecimento da Coordenação Regional do Sul da Bahia, que atende mais de 20 mil indígenas da região. "Diante de todas as movimentações feitas na Funai, sempre somos nós que viemos levantar o astral da Fundação (...) e a gente espera que os povos indígenas sejam atendidos de forma correta", completou o Cacique.

 

Além das danças, os indígenas homenagearam Xavier e sua equipe, pintando seus rostos de urucum e, em seguida, Ubiratan Pataxó, filho de Pajé, fez uma oração de mãos dadas com seu povo e com todos que transitavam pelo saguão do prédio. "Se vocês estiverem nos apoiando, nós vamos nos unir e nos fortalecer. A gente quer ser os primeiros guerreiros habitantes do Brasil. Nós não estamos mortos, estamos vivos", enfatizou. Ao final do encontro, Ubiratan completou: "estou sentindo no seu olhar que a sua descendência é do povo indígena. Sua descendência é de guerreiro".

 

PataxoHaHaHaePresidenteFunaiMarceloXavier-Foto MarioVilela-Funai-20

Xavier agradeceu as boas-vindas e se comprometeu a atender as demandas dos povos ali presentes. "Fico muito contente com a presença de vocês aqui. É fundamental esse diálogo com as etnias. Os índios fazem parte da nação brasileira e eu acredito que a Funai tem muito a contribuir com vocês. Eu estou aqui para facilitar a vida de todos e quero que saibam que eu quero a Funai atendendo o índio diretamente, quero que os índios venham aqui diretamente e conversem comigo". O Presidente afirmou que, mesmo quando não puder ir até as Terras Indígenas, sempre enviará servidores para conversarem com as etnias e verem as demandas existentes. "A Funai tem que ser fortalecida e eu estou à disposição para atender vocês no que precisarem. Contem comigo. Vocês têm um amigo aqui", completou.

 

Assessoria de Comunicação/Funai

Destaques

class=Em parceria com a Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul, a Coordenação Regional de Ponta Porã/Funai realizou um mutirão de documentação na aldeia Taquapery, município de Coronel Sapucaia/MS. Indígenas das comunidades...

class=O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem (23) um decreto de Garantia da Lei e Ordem (GLO) que permite o emprego das Forças Armadas para ajudar Estados da região amazônica em ações ambientais.

class=

Durante a última expedição realizada na TI Massaco, no sudoeste do Estado de Rondônia, em maio, a equipe da Coordenação de Frente de Proteção Etnoambiental - FPE Guaporé, unidade descentralizada da Funai que atua na...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05