Funai e Ibama promovem curso de brigadistas de incêndio na Terra Indígena Utiariti, em Mato Grosso

utiariti cp edCom a participação de 24 indígenas do Povo Paresi, a Funai e o PrevFogo/Ibama promoveram o curso de brigadistas de incêndio para a temporada de seca na Terra Indígena Utiariti, que possui 412 mil hectares. Começam no dia 1º de junho o trabalho de prevenção a incêndios florestais no território indígena, tão logo seja formalizada a contração dos brigadistas.

 

A Coordenação Técnica Local de Campo Novo do Parecis-MT apoiou a organização do curso com transporte dos brigadistas e servidores entre os dias 15 e 26 de abril, período em que as equipes se deslocaram das aldeias para os locais onde aconteceram palestras e atividades práticas de manejo do fogo nos biomas de cerrado e floresta.

"Para nossa região é de muita importância pela quantidade de reservas que temos. Antes das brigadas atuarem, era muito fogo sem controle. Nos anos seguintes ao início das operações das brigadas, começamos a ter controle de fogo, até mesmo para as épocas de floradas de frutos do cerrado", relata o coordenador técnico local da Funai, Joelson Avelino Kinizokemaece.

 

utiariti e ed

Conferência Wildfire-2019

 

Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos sobre manejo do fogo e controle de incêndios florestais, o Brasil vai ser a sede da 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais Wildfire-2019, que acontece entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em Campo Grande-MS. Dentro da programação do evento, a Funai e o Ibama irão realizar a sessão plenária "Comunidades indígenas e tradicionais e o conhecimento sobre manejo integrado do fogo".

Esta é a primeira vez que o país recebe um evento voltado para ajuda humanitária, cooperação internacional e consolidação da Estratégia Global para gerenciamento de incêndios e manejo do fogo, envolvendo setores relacionados ao clima e meteorologia, defesa civil, segurança e saúde pública.

 

Participam da organização do evento: Ministério do Meio Ambiente, Funai, Ibama, ICMBio, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Governo do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bombeiros Militares, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e Conselho Empresarial da América Latina.

 

Assessoria de Comunicação Social - Funai

com informações da Coordenação Regional Cuiabá

Destaques

class=

Com apoio da Funai e parceria de diversas instituições, a Organização dos Professores Indígenas do Município de Oiapoque (OPIMO) promoveu oficina voltada ao debate da regionalização da alimentação escolar indígena....

class=Cerca de 300 indígenas dos municípios de Cacoal-RO, Vilhena-RO, Juína-MT e Aripuanã-MT receberam a equipe dos Doutores Sem Fronteiras entre os dias 11 e 16 de julho. A missão contou com dois consultórios médicos e outros...

class=Cerca de 300 indígenas dos municípios de Cacoal-RO, Vilhena-RO, Juína-MT e Aripuanã-MT receberam a equipe dos Doutores Sem Fronteiras entre os dias 11 e 16 de julho. A missão contou com dois consultórios médicos e outros...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05