Nova equipe de diretores da Funai é formada de experiência e disposição

predio.jpgA nomeação de Rogério Guimarães para atuar na Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), na última quinta-feira (14), completa a formação da nova equipe de diretores da Funai. Indicados pelo presidente Franklimberg de Freitas, todos são servidores públicos de carreira com vasta experiência técnica nas áreas que atuam e vivências com povos indígenas, no caso dos gestores da área finalística.

 

A formação da própria equipe de diretores era uma das prerrogativas de Franklimberg para aceitar o convite de presidir novamente a Funai. Segundo ele, competência e sincronia são indispensáveis para uma boa gestão. "Todos eles são muito experientes. Conheço o trabalho de cada um. Para que as coisas possam, de fato, seguir um ritmo diferente é primordial que o gestor tenha uma equipe competente e que trabalhe em sincronia para alcançar o mesmo objetivo que, no nosso caso, é garantir que os povos indígenas tenham seus direitos respeitados", declarou o presidente.

Diretoria de Administração e Gestão (DAGES) - Rogério Guimarães 

Rogerio Guimaraes - DAGES

 

À frente da Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), a Funai contará com a experiência de Rogério Guimarães, que atuou em diversas unidades administrativas do Ministério da Educação, Justiça, Esporte, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e Caixa Econômica Federal.

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação, Guimarães ocupou cargos de destaque nas áreas da logística, planejamento, orçamento e administração, participando de comissões voltadas ao tratamento de riscos operacionais, auditoria, governança administrativa e tecnologia da informação.

Rogério Guimarães já chega à Funai com a incumbência de planejar a estrutura do órgão indigenista, de modo a viabilizar a eficácia das ações referentes às competências que atualmente estão sob sua responsabilidade.

Diretoria de Promoção do Desenvolvimento Sustentável (DPDS) - Giovani Souza Filho

Giovani Filho - DPDS

Com mais de 12 anos de atuação na região amazônica e em áreas fronteiriças, Giovani Filho traz à Funai a experiência mista em ações de apoio a comunidades indígenas, ensino e gestão. Junto aos povos indígenas, participou de diversas atividades de promoção à saúde e aos direitos sociais.

O conhecimento do novo diretor da DPDS também se relaciona com o ensino, principalmente no que diz respeito à capacitação de servidores públicos. Doutorado em ciências militares e com duas especializações voltadas à administração, foi professor da Escola de Administração Fazendária (ESAF), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), instituições em que lecionou disciplinas voltadas à gestão de projetos, de processos e planejamento estratégico.

Giovani considera de extrema importância todas as linhas de atuação da DPDS, mas diz ser necessária atenção especial ao etnodesenvolvimento, tendo em vista que a área apoia atividades de iniciativa dos próprios indígenas voltadas à autonomia dessas populações.

Diretoria de Proteção Territorial (DPT) - João Alcides Loureiro Lima 

 

Joao Loureiro - DPT

No intuito de garantir a proteção das terras indígenas (TI), o presidente Franklimberg optou pela credibilidade e experiência de João Alcides Loureiro em áreas de fronteira.

Profundo conhecedor das questões amazônicas e especialista em articulações interinstitucionais e ações estratégicas, o diretor já atuou em diversas operações militares referentes à expulsão de garimpeiros e madeireiros de terras indígenas (TI), principalmente em Roraima, e eventos nacionais e internacionais ligados ao ambiente amazônico e suas nuances.

A equipe da DPT, em especial a Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), durante os 56 dias de Loureiro à frente do trabalho, já articulou e apoiou três operações em TI, garantindo a segurança de diversos povos como os Wari' e Parakanã. Estima-se que mais oito ações ocorram ainda este ano em áreas críticas.

O diretor tem doutorado em Comando e Estado Maior - Altos Estudos Militares, MBA em Gestão Executiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sete especializações, entre elas Gestão Pública, Gestão de Recursos, Política Estratégica e de Segurança das Comunicações.

Assessoria de Comunicação/Funai 

Destaques

class=A Polícia Federal iniciou a deflagração simultânea de duas operações policiais nesta manhã (17/06/2019), no bojo da ação denominada SOS Karipuna, com o objetivo de desarticular organizações criminosas instaladas na...

class=Após seis anos de implantação do Projeto Babaçu Toroya, a Aldeia Iratana do Povo Paiter Suruí inicia a ampliação do cultivo de babaçu. O resultado é o processamento da produção e a geração de renda para os cerca de...

class=O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14) publicou a exoneração do general Franklimberg de Freitas do cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio. No lugar dele, interinamente, assume Fernando Maurício...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05