Cacique Raoni e lideranças Kayapó e Panará se reúnem em Brasília com presidente da Funai

6465725b-2c2d-4e73-915b-338ea02e3dd2-2O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, recebeu nesta segunda-feira (25) o cacique Raoni Metuktire e lideranças dos povos Kayapó e Panará, dos Estados do Pará e Mato Grosso. Raoni pediu o apoio da Funai para que a saúde indígena não seja municipalizada, questionou a reestruturação do órgão e manifestou preocupação com as "fake news" de que o presidente Jair Bolsonaro liberou invasões em Terras Indígenas.

 

Franklimberg explicou que apenas as aldeias próximas às cidades poderão ter a saúde municipalizada; que a transferência das coordenações-gerais de Identificação e Delimitação (Cgid) e de Licenciamento Ambiental (Cglic) para o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem como objetivo acelerar os processos de demarcação e mitigação, já que a Funai conta com um quadro mínimo de servidores; e que o presidente Jair Bolsonaro já deixou claro que as Terras Indígenas continuarão sendo protegidas pelo Estado Brasileiro.

 

"Colocamos à frente da Diretoria de Proteção Territorial um especialista em operações interagências e sua principal função é fortalecer o monitoramento territorial das terras indígenas. Inclusive, em apenas dois meses (janeiro e fevereiro), só no Estado de Rondônia já realizamos junto com a Polícia Federal duas operações, e mais uma será realizada nos próximos dias, para coibir a presença de invasores", ressaltou Freitas.

MetuktirePanara

 

Raoni agredeceu o apoio de Franklimberg e solicitou que sejam marcadas audiências com os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Saúde, Henrique Mandetta; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e com o presidente Jair Bolsonaro.

Também participaram do encontro o coordenador-regional de Colíder (MT), Patxon Metuktire; o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Giovani Souza Filho, e os assessores da presidência da Funai Fernando Melo e Artur Nobre.

 

 

 

Assessoria de Comunicação/Funai 

Destaques

class=Com uma produção anual de aproximadamente 70 toneladas de camarão, o Povo Potiguara fortalece a carcinicultura desenvolvida por cerca de 100 famílias indígenas na Paraíba. Por temporada, a atividade fatura o equivalente a...

class=Acesso à rica pluralidade de modos de vida e às belezas naturais das regiões mais conservadas do país é um dos benefícios usufruídos pelos turistas que escolhem as terras indígenas como destino de suas viagens. Para além...

class=A Campanha Abril Indígena 2019 foi aberta hoje (17) na sede da Funai com o lançamento da obra de ficção "O Sopro da Vida - Putakaryy Kaykary", do indígena Kamuu Dan Wapichana. Estiveram presentes no evento o ministro da...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05