Festa da Aldeia Fulni-ô será aberta ao público na IX Semana de Arte e Cultura

Festa da aldeia Fulni-oO Coletivo Fulni-ô de Cinema convida todos os parentes indígenas, admiradores da cultura Fulni-ô e demais interessados em conhecer e aprender sobre as ricas tradições desse povo para participarem da Festa da Aldeia na IX Semana de Arte e Cultura, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, no município de Águas Belas, Pernambuco.

 

Pinturas RupestresO evento, que ocorre desde 2010, traz uma novidade neste ano: atividades do período diurno também estarão abertas aos não-indígenas. O tour nas aldeias prevê visita às pinturas rupestres, oficina de manipulação de plantas e artesanatos, apreciação da Cachoeira do Lamarão, roda de cura espiritual com medicina tradicional, vivências com danças, cânticos e pinturas corporais e outras atividades.

 

As atividades do período noturno contam com o incentivo do Museu do Índio e serão gratuitas aos visitantes. A partir das 19h todos poderão participar das apresentações culturais dos grupos da aldeia e assistir às exibições de vários filmes do Coletivo Fulni-ô de Cinema, entre eles, Fea Tothdoa - Terra Seca, curta-metragem amplamente divulgado nos festivais de cinema e cultura.Hugo Fulni-o

 

Para Hugo Fulni-ô, cineasta, professor indígena e um dos organizadores da Semana de Arte e Cultura, o evento foi construído a partir de uma proposta de afirmação e fortalecimento cultural. "Sentimos a necessidade de instalar dentro desta festa atividades culturais específicas de nosso povo tanto do ponto de vista de afirmação étnica quanto para possibilitar aos visitantes vivenciarem a nossa realidade. Criamos até hoje um diálogo de reafirmação cultural na nossa comunidade indígena, então os outros que não fazem parte de nosso povo têm a possibilidade de chegar e conhecer a nossa história de resistência. Simpatizantes da cultura indígena que tenham interesse de ingressar em território Fulni-ô terão a oportunidade de ter uma imersão cultural com nossa cultura nativa, dentro das atividades propostas da programação do evento", pontua Hugo.

 

 

Clique e confira a programação! 

 

Comunaty

 

Festa da Aldeia Fulni -ô  / IX Semana de Arte e Cultura

 

Data: 19 a 22 de fevereiro

 

Local: Terra Indígena Fulni-ô, Município de Aáguas Belas-PE. 

 

Programação diurna: tour nas aldeias, oficinas e vivências

 

Programação noturna: [Gratuita] apresentação dos grupos culturais e sessões de cinema 

 

Contato/Informações:

Nodjadja Fulni-ô   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

Hugo Fulni-ô   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

 

Kézia Abiorana 

Assessoria de Comunicação/Funai 

 

Destaques

class=A Funai prorrogou a data de entrega das propostas da Chamada Pública nº 001/2019 para o dia 26 de abril. Serão beneficiadas aldeias indígenas próximas aos municípios de Marabá e Itaituba (PA), Tabatinga (AM), Palmas (TO) e Imperatriz (MA). Os recursos para a instituição que será selecionada somam o total de R$ 500 mil.

 

class=No início deste mês, pajés, rezadores, raizeiros e parteiras participaram de um encontro com agentes de saúde na aldeia Ipavu-Kamayurá, na Terra Indígena Parque do Xingu-MT. Durante os dias 5 a 8 de abril, o evento, que contou com a participação de diversos povos indígenas e parceiros, promoveu o compartilhamento de informações entre cuidadores, acordos entre pajés e agentes de saúde indígena e o fortalecimento do papel social, político e cultural dos pajés.

 

class=Com uma produção anual de aproximadamente 70 toneladas de camarão, o Povo Potiguara fortalece a carcinicultura desenvolvida por cerca de 100 famílias indígenas na Paraíba. Por temporada, a atividade fatura o equivalente a...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05