Funai auxilia investigações de assassinato na Terra Indígena Yanomami

A Funai acompanha, com preocupação, as investigações da morte do tuxaua da comunidade de São Luiz do Arame, em Alto Alegre, o índio Yekuana Luiz Vicente Carton. Um indigenista da instituição foi enviado à Terra Indígena Yanomami para avaliar a situação da comunidade e possíveis situações de risco e ameaça à integridade física das famílias indígenas que habitam a região.

 

O Tuxaua Yekuana e seu filho, Ronildo Luiz Carton, foram vítimas da ação criminosa de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, no dia 22 de janeiro de 2009. A Polícia Federal enviou agentes à região para investigar os fatos e a Funai está acompanhando a investigação para captura dos assassinos.

Destaques

class=Funai prorrogou a data de entrega das propostas da Chamada Pública nº 001/2019 para o dia 26 de abril. Serão beneficiadas aldeias indígenas próximas aos municípios de Marabá e Itaituba (PA), Tabatinga (AM), Palmas (TO) e Imperatriz (MA). Os recursos para a instituição que será selecionada somam o total de R$ 500 mil.

 

class=No início deste mês, pajés, rezadores, raizeiros e parteiras participaram de um encontro com agentes de saúde na aldeia Ipavu-Kamayurá, na Terra Indígena Parque do Xingu-MT. Durante os dias 5 a 8 de abril, o evento, que contou com a participação de diversos povos indígenas e parceiros, promoveu o compartilhamento de informações entre cuidadores, acordos entre pajés e agentes de saúde indígena e o fortalecimento do papel social, político e cultural dos pajés.

 

class=Com uma produção anual de aproximadamente 70 toneladas de camarão, o Povo Potiguara fortalece a carcinicultura desenvolvida por cerca de 100 famílias indígenas na Paraíba. Por temporada, a atividade fatura o equivalente a...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05