MENSAGEM DO PRESIDENTE ÀS SERVIDORAS E AOS SERVIDORES DA FUNAI

Gostaria de saudar a todas as servidoras e todos os servidores da Funai, nessa data em que se celebra o Dia do Servidor Público.

 

Considero que vocês realizam um trabalho diferenciado, devido ao desafio profissional que cada um tem nessa instituição, de promover e defender os direitos indígenas, em especial no que se refere a garantir, proteger e realizar a gestão das terras e territórios indígenas. Esses territórios são responsáveis por guardar e reproduzir a história, a cultura, a vida de mais de 300 povos do nosso país, e a Funai é uma instituição imprescindível para que isso aconteça.

 

Muito ainda precisa ser feito para garantir uma verdadeira valorização de nossos servidores e servidoras. Precisamos ofertar mais capacitação e propiciar condições mais dignas para a plena execução de suas atividades. Precisamos também fortalecer nossa instituição.

 

Ainda assim, a Funai está presente em todos os estados do país e possui uma capilaridade que nos leva a conhecer e revelar a verdadeira história dos povos originários do Brasil.

 

Quero aqui parabenizar e dar um forte abraço em cada uma e cada um, que se encontra por todo o território nacional, e que é responsável por escrever a história da nossa instituição, bem como a dos povos indígenas do Brasil.

 

João Pedro Gonçalves da Costa

Presidente da Funai

Brasília, 28 de outubro de 2015

Destaques

class=De grande relevância espiritual e cosmológica, a produção e consumo de alimentos tradicionais são fundamentais para a identidade Guarani-Mbya. Chamados de orerembiu, os componentes da alimentação adequada se fazem necessários à transcendência, à vida saudável no mundo físico e ao próprio existir Guarani no universo. Quando os usos e costumes não são seguidos e respeitados, provocam no mundo imaterial uma desordem cósmica que pode resultar em consequências no mundo material.

class=A Diretoria de Administração e Gestão (DAGES) da Funai publicará nos próximos dias edital com a abertura de um certame para desfazimento de sete aeronaves que estão em nome do órgão e sem funcionamento desde 2011.

class="Jovens unidas e fortes" é o significado para Ĩhöibaté Tsimitutu'rã Ĩtsiptede, termo que intitulou as rodas de conversas promovidas entre as jovens Xavante, com apoio da Coordenação Regional (CR) Xavante, das Coordenações Técnicas Locais subordinadas e da Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), na última semana de junho. O objetivo foi discutir questões voltadas à proteção e cuidados do corpo e da mente.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05