MENSAGEM DO PRESIDENTE ÀS SERVIDORAS E AOS SERVIDORES DA FUNAI

Gostaria de saudar a todas as servidoras e todos os servidores da Funai, nessa data em que se celebra o Dia do Servidor Público.

 

Considero que vocês realizam um trabalho diferenciado, devido ao desafio profissional que cada um tem nessa instituição, de promover e defender os direitos indígenas, em especial no que se refere a garantir, proteger e realizar a gestão das terras e territórios indígenas. Esses territórios são responsáveis por guardar e reproduzir a história, a cultura, a vida de mais de 300 povos do nosso país, e a Funai é uma instituição imprescindível para que isso aconteça.

 

Muito ainda precisa ser feito para garantir uma verdadeira valorização de nossos servidores e servidoras. Precisamos ofertar mais capacitação e propiciar condições mais dignas para a plena execução de suas atividades. Precisamos também fortalecer nossa instituição.

 

Ainda assim, a Funai está presente em todos os estados do país e possui uma capilaridade que nos leva a conhecer e revelar a verdadeira história dos povos originários do Brasil.

 

Quero aqui parabenizar e dar um forte abraço em cada uma e cada um, que se encontra por todo o território nacional, e que é responsável por escrever a história da nossa instituição, bem como a dos povos indígenas do Brasil.

 

João Pedro Gonçalves da Costa

Presidente da Funai

Brasília, 28 de outubro de 2015

Destaques

class=O turismo é um setor da economia com muitas especificidades. Para se tornar uma atividade exitosa, na maior parte das vezes, depende da história, cultura e tradição de cada povo. As narrativas e peculiaridades de uma...

predio.jpgA nomeação de Rogério Guimarães para atuar na Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), na última quinta-feira (14), completa a formação da nova equipe de diretores da Funai. Indicados pelo presidente Franklimberg de...

class=Começa hoje (20), no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos, uma co-produção da People's Palace Project e da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX) com apoio da Funai, via Museu do Índio, Queen Mary University of London e Fundação Planetário do Rio. Pesquisadores indígenas e não indígenas de dez países se reúnem entre os dias 20 e 22 de março para discutirem questões como o papel da academia na construção de narrativas que considerem saberes e costumes de povos tradicionais, criação de abordagens que incluam e respeitem os povos ancestrais e outros assuntos. 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05