Índios esclarecem por que ocuparam área no município de Terra Roxa

Indios da Aldeia Tekohá Yvyraty Porã participaram no último dia 19 de agosto, no Ministério Público Federal, em Guaíra/PR, de reunião para tratar da ocupação da área situada no município de Terra Roxa.

 

O objetivo do encontro era ouvir a população indígena sobre os motivos da ocupação e os problemas e reivindicações da comunidade.

 

 

Os representantes dos indígenas, Sr. Hamilton, Sr.Otacílio e Santiago disseram que o grupo não entrou para praticar violência, nem matar ninguém, e que os indígenas ocuparam a área por entender que se trata de terra onde estão enterrados os seus antepassados, onde viveram e portanto de propriedade indígena originariamente, e que entraram para ficar próximos deles. Além disso, outro motivo da ocupação, segundo o Sr. Otacílio, é a falta de assistência dos órgãos públicos na área já ocupada da aldeia Tekohá Yvyraty Porã.

 

Durante a reunião, algumas reivindicações foram apresentadas como prioritárias pelos indígenas, como a regularidade de distribuição de cestas básicas.

 

Ficou estabelecido que, para resolver prioritariamente o problema da alimentação dos indígenas, serão tomadas providências necessárias pelo Ministério Público Federal junto aos órgãos públicos, especialmente por meio de contato com a Funai.

 

Destaques

class="Se as coisas são inatingíveis, ora! Não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" A frase de Mário Quintana foi citada pela servidora e futura mãe, Rafaela...

class=Cafeicultores das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, em Rondônia, concorreram a uma premiação de R$ 72 mil distribuídos pelo Concurso Tribos. Os 64 produtores indígenas inscritos tiveram suas amostras de café...

class=A violência contra a mulher não se restringe à violência física ou sexual. Ela pode se apresentar de diversas formas, sendo moral, psicológica, patrimonial ou mesmo institucional. As mulheres indígenas do Estado do Rio...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05